Salvação Eterna, Série – Isso Não Vem de Vós – O Corpo de Cristo

Pequeno excerto extraído de uma obra denominada “Uma Salvação e Um Fogo”,  ainda a ser publicada. Também faz parte da coleção Salvação Eterna Isso Não Vem de Vós, cuja primeira coleção já foi publicada em formato e ebook-kindle você pode adquir por esse link aqui

 

Salvação Eterna, estudo sobre o Corpo de Cristo

Livro Salvação Eterna – Isso não vem de vós, coleção 01 formato ebook-kindle. Estude mais sobre a salvação (com sua a Bíblia aberta) e o seu caráter eterno. Saiba Mais.

Argumento do Corpo

CAPÍTULO 7 – Dos argumentos positivos

Argumento do Corpo de Cristo

Baseado em Atos 9.4-5 e 1 Coríntios 12.12

 

“Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? O Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem persegues; mas levanta-te e entra na cidade; lá te será dito o que precisas fazer”.  [Atos 9.5–6 — a21].  

Já vimos que Pedro viu a Igreja como um edifício, pois assim foi sua conversão. Paulo a vê como o próprio Corpo de Cristo, pois assim foi sua conversão.

 

Saulo e o Corpo de Cristo

Paulo quando perseguia a igreja se converte, algo muito curioso porque foi a após a morte de Estevão, muitos se esquecem, mas Estevão ao ver o Filho do Homem de pé pronto para agir, diz: “Não lhes imputes este pecado”. Muito provavelmente Paulo viu e presenciou esta cena não da visão de Estevão, mas da observação do mártir onde inclusive pôde ter ouvido, diretamente, Estevão dizer aquelas palavras, é possível até mesmo ter sido ele quem forneceu tal relato a Lucas — que compilou o livro de Atos. Quero dizer que isto, certamente, impressionou Paulo, e tenho comigo, que tal testemunho possa ter motivado Paulo a se inspirar em levar sua vida ao máximo como um sacrifício vivo. Caso eu esteja certo neste pensamento a vida e obra de Estevão foram sem tamanho para impactar Paulo e, consequentemente, todas as igrejas.

Ao caminhar para Damasco o jovem Saulo não teve um encontro com Cristo, mas uma, verdadeira trombada.

Ele cai, Jesus foi de encontro a ele. Jesus diz a ao jovem Saulo:

“Saulo, Saulo, por que me persegues?”

Aquilo foi avassalador, porque Paulo sabia muito bem quem ele estava perseguindo, e ele sempre lembra de que era um perseguidor da igreja de Deus. Mas ele assustadoramente fica sem entender, e diz:

“Quem és Senhor?”

E a resposta é extraordinária!

“Sou Jesus a quem tu persegues”.

Aquilo tira Paulo do seu “centro” e ele fica atônito porque em sua limitada mente — religiosa — ele perseguia a igreja, aquela seita que cria em um morto. Agora ele descobre que na verdade estava perseguindo o próprio Senhor.

Entendo que no momento que ele chama Jesus de Senhor, ele reconhece naqueles segundos iniciais a importância da voz que lhe falava, e no mesmo instante de tempo, também, reconhece que aquele que lhe falava era superior a tudo. Paulo é salvo assustadoramente!

Depois desse episódio nosso irmão Paulo derrama toda sua vida pelo Reino de Deus. Como disse anteriormente, inspirado no seu modelo de mártir, Estevão.

Paulo, por essa revelação passa a chamar a igreja de o corpo de Cristo, muitos dizem que ele foi o único que entendeu isso de forma clara conforme o mistério da igreja foi sendo aberto para ele.

Mas estou persuadido, que especialmente a revelação da igreja ser o corpo de Cristo ele não levou muito tempo para entender e tampouco tenha advindo das descobertas posteriores do evento da sua conversão, embora outros mistérios da igreja, sim; como a noiva, seu funcionamento orgânico, sua expressão mística, seu poder, o poder de ressurreição que nela opera, a quebra da separação dos povos [judeus e gentios], a confirmação da sua limitação local,  entre muitas outras luzes que recebeu sobre a igreja. Entretanto a verdade do corpo ele aprendeu no dia um da sua conversão quando ele diz:

“Quem és Senhor?”

E a resposta foi: “Sou Jesus a quem persegues”, uma vez que ele perseguindo a igreja estava perseguindo Jesus, ele aprende que ela na verdade era seu corpo e que Ele e a Sua Igreja eram um só.

Não a toa que dos apóstolos, Paulo seja o único que diz que a igreja é o corpo de Cristo, que o mistério do novo homem, é Cristo cabeça e Cristo o corpo.

Isso é tremendo!

Pedro na sua conversão, aprende que a igreja tem uma pedra, e que nela é edificado um edifício e que a pessoas que confessam o Senhor são ajustadas e edificadas nessa rocha, por isso Pedro sempre comparou a igreja a casa espiritual, ao edifício, porque foi essa a visão que ele recebeu no dia da sua confissão e foi ganhando mais envergadura espiritual por meio das luzes do Espírito Santo ao longo da sua carreira discipular. Vejamos umas das menções de Pedro acerca da Igreja:

“Chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas para Deus eleita e preciosa, sois vós também quais pedras vivas, edificados como casa espiritual, para serdes um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1Pedro 2.4–5 [Tradução Brasileira – tb].

A Salvacão de Pedro e Paulo

Notem my friends, como essa passagem reflete exatamente o que o Senhor disse no dia que Pedro o confessa como Messias prometido e como o Filho do Deus Vivente. Aí vemos que Pedro diz que o Senhor é a Pedra Viva, mas que nós também somos pedras vivas, isso está intimamente ligado com o entendimento de que a Pedra é também o material de partilha, além do método de entrada na Igreja.

Mas não devemos mais falar de Pedro, afinal, já falamos do argumento da Pedra, agora estamos falando do argumento do Corpo, mas esse paralelo torna-se proveitoso, pois ele remonta fortemente ao dia que ambos — Pedro e Paulo — foram salvos e como isso impactou profundamente a vida deles e a visão que tinham acerca da Igreja.

A Conclusão Errada sobre a Igreja

Santo Agostinho no passado entendeu de forma errônea a Igreja, pois ele admitiu que a Igreja poderia conter pessoas que não que não fossem crentes, isso inclusive justificou o uso da força dando a entender que Igreja poderia ser uma grande instituição, sabemos que Agostinho trouxe grandes benefícios aos cristãos de um modo geral, mas seus erros, igualmente, trouxeram enormes prejuízos, e, esse foi um deles.

TRANSLATE with
COPY THE URL BELOW
Back

EMBED THE SNIPPET BELOW IN YOUR SITE

“>

Enable collaborative features and customize widget: Bing Webmaster Portal

Quem faz parte da Igreja de Deus

Na Igreja de Deus só pode conter pedras vivas que tem o mesmo material do Senhor, de outra forma o corpo não seria orgânico e sim organizado de partes mortas, pois tais partes morreriam ao não poder associar-se ao corpo por ser material diferente.

Se é um corpo então deve haver um organismo, se há organismo o corpo não pode simplesmente perder seus membros sob pena de abrigar a morte em si sendo um corpo moribundo, deficiente e incapaz de prosseguir.

Então, você se torna um cristão, comete, alguns pecados e é removido do corpo do Senhor, depois se arrepende e novamente é embutido no corpo, certamente, está cena seria a mais horrível de se contemplar.

Você pode argumentar que se uma peça do nosso corpo estiver em morte tem que ser removida para não matar todo o corpo, por isso que se faz amputações em pessoas com membros em gangrenas em estágios irreconciliáveis.

Mas dizer tal coisa é o mesmo que não conhecer o Senhor, o corpo d’Ele nunca produz morte, o membro ali não pode desobedecer a cabeça, este membro não será removido jamais do corpo de Cristo, porque o corpo de Cristo não é outra coisa que Ele próprio.

Esse argumento é infalível, pois se um membro não pode ser removido, logo ninguém que é colocado no corpo poderá perder-se. O Senhor caminhará com Seu corpo, Seu corpo funcionará porque Ele fará isso, não podemos fazer nada, não está ao nosso alcance mudar isso.

O corpo de Cristo é mencionado não no final de todas as coisas, mas no começo se um membro pode ser removido é porque o Senhor não construiu um corpo mas organizou um cadáver.

Adoniram Judson Gordon em sua obra aclamada o “Ministério do Espírito Santo”, diz que o Senhor é a composição da Cabeça e seu Corpo isso é o Cristo1  

Pods DoPeregrino.com

Série: Isso não vem de Vós Ep03

dê um PLAY AGORA!