Salvação Eterna, Série: Isso Não Vem de Vós – Passou da Morte para Vida
Pequeno excerto extraído da obra que originou a Série: “Isso não vem vós”, ainda a ser publicada. Também faz parte da coleção Salvação Eterna Isso Não Vem de Vós, cuja primeira coleção já foi publicada em formato e ebook-kindle você pode adquir por esse link aqui.
Livro Salvação Eterna – Isso não vem de vós, coleção 01 formato ebook-kindle. Estude mais sobre a salvação (com sua a Bíblia aberta) e o seu caráter eterno. Saiba Mais.
Da Morte Para Vida
CAPÍTULO 7
Argumento da Transferência da Morte para a Vida
Baseado em João 5.24.
“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para vida”. [João 5.24 – Tradução dos Monges Beneditinos Belgas de Maredsous –Edição Claretiana 2020]
Da morte para vida; quem é transferido da morte para vida pode perecer no lago de fogo? A menos que ele volte da vida para morte, mas isso é impossível.
Imagine o cordeiro pascal doando o sangue dele para os umbrais das portas dos hebreus. O que anjo da morte teria que fazer ao se deparar com o sangue? Passar por cima1 daquele lar e procurar outra casa para mortandade. Depois disso os filhos de Israel atravessaram o mar, Paulo diz que eles foram batizados em Moisés no mar e na nuvem na coluna de nuvem — posteriormente no deserto —; o mar simboliza o nosso batismo ele deve vir depois do sangue, porque o sangue é salvação da morte, como posso ser morto? Aquela morte era do primogênito e representava algo tremendo. Na simbologia, um primogênito é aquele que é resgatado por herança do seu pai [Números 18.15].
Se o anjo passasse por aquela casa ele não poderia no dia seguinte mudar de ideia e voltar e matar o primogênito, não importa o que fosse esse primogênito, o sangue o salvou, isto significa que ele passou da morte para a vida e o cordeiro o manteve vivo. Primogênito representa os filhos de Deus na igreja que herdarão a vida eterna, primogenitura tem a ver com herança, por isso a Bíblia uma hora diz que temos a vida eterna e outra hora diz que herdaremos a vida eterna. Quando a Bíblia fala da herança da vida eterna ela nos apresenta como primogênitos salvos.
A Salvação na Herança
Esta salvação que oferece a herança é a salvação dos primogênitos, por isso que a Bíblia fala da igreja dos primogênitos [Hebreus 12.23], note que podemos perder a primogenitura, mas não deixamos de ser primogênitos, pois uma tem a ver com qualificação e honra a outra com o que somos. Se como primogênitos somos salvos pelo sangue, pelo descuido da nossa primogenitura podemos ser duramente disciplinados, por isso Esaú chora ao perceber o que havia perdido e não havia nada que pudesse fazer para recuperar o valor da sua primogenitura nem mesmo lágrimas e arrependimento foram suficientes [chorar e ranger os dentes, te faz lembrar de alguma coisa?].
Mas uma vez salvos, representados pelos primogênitos, temos que honrar nossa primogenitura, pois é ela que nos dará a benção da entrada premiada do reino, que é ter a herança do primogênito, ou seja, a vida eterna; essa vida é herdada por todo primogênito, mas alguns deles trataram com descuido sua primogenitura preferindo algum prazer momentâneo neste mundo. Ele será disciplinado e perderá a primeira herança, mas herdará a vida eterna porque ele passou da morte para a vida pelo sangue, entretanto, alguns receberão a herança na inauguração do milênio outros só depois e ainda outros só no fim, o fato é: somos salvos, mas a herança, no tempo, modo e tratos de Deus, pode ter sua aplicação em etapas diferentes.
A Única Exigência de Deus: Vendo o Sangue
O sangue cumprindo a salvação da morte no Egito fala de como Deus nos salvou em Cristo, quando ainda estávamos no mundo, portanto, volto a dizer não importa o tipo ou qualidade de primogênito que estivesse dentro daquelas casas aspergidas com sangue, ainda que o quão pecaminoso ele fosse, ele, seria salvo por causa do sangue. A única exigência que Êxodo 12.13 faz é: “…Vendo o sangue passarei por cima de vós…” A única exigência da vida era Deus ver o sangue, visto o sangue não importa quem estava ali o que importa era se o sangue da vítima inocente estava aspergido na porta daquela casa.
Algumas pessoas dizem que alguém pode perecer depois de ser purificado no sangue do Cordeiro, mas essa pessoa se esquece que a única exigência de Deus é: “ver o sangue”, visto o sangue não há morte, aquela era a morte dos primogênitos a primeira morte2, o cordeiro pascal salvou da primeira morte, o Cordeiro de Deus nos salva da segunda morte. Vendo o sangue, tudo estará pago, o sangue é maior que tudo.
Este era o sangue do cordeirinho pascal que prefigurava Cristo. Se alguém perecer depois de o sangue de Jesus ser derramado e tornado eficiente para este e para aquele, o que acontece? O discípulo supera o sangue do seu próprio Mestre que foi derramado por ele! Mais uma vez reforçamos, isto é loucura! Mesmo com pecados terríveis o sangue cumpre o seu papel de objeto de pagamento; pago e bem pago. Nada mais Deus pode cobrar.
Não se esqueça que o versículo 24 de João 5 na versão que lemos dos monges Beneditinos deixa claro que não seremos mais condenados, algumas outras Bíblias usam o termo: “não entra em juízo”, o fato que muitos não sabem o que é não entrar em juízo, este juízo é uma corte condenatória devido a um débito de crimes inafiançáveis, entretanto esta corte ao se deparar com Um tipo de pagamento descobre, na verdade, que é impossível condenar mediante a um pagamento tão nobre, e que pagamentos é este? “O Sangue Precioso”, ao lidar com o pagamento percebe que o moribundo na verdade é vitalizado e foi transferido da sua própria morte à vida doada por Aquele que pagou com Seu sangue, a vida doada passa ter valor para corte e para o réu, este é absolvido e transmutado de morto para um vivente, ele é regenerado.
Ainda quanto ao exemplo do cordeiro pascal do Egito vemos na tipologia este vislumbre tão rico da verdade, pois aquele animal havia doado sua vida para os primogênitos, neste sentido aqueles teriam passado da morte para vida e a vida era a do cordeirinho que pagou a morte deles com a própria vida, este é um vislumbre tão belo daquilo que viria a ser o Calvário de nosso Senhor. Assim, quem quer que estivesse naquela casa com o umbral aspergido pelo sangue daquele animal representativo seria salvo independentemente do que fosse ou viria ser.
Salvos da morte porque cremos; quem crê é salvo e será salvo, e por quê? Por que passou da morte para a vida (Jo 5.24). É uma passagem única que resolve todo o problema, pois depois do sangue tudo que puder voltar atrás ou regredir superaria o sangue. Nada é maior que o Sangue do Cordeiro! Aleluia!