Reino dos Céus em Sua Manifestação

Nós DoPeregrino.com estamos dando continuidade à matéria que abrange o assunto do Reino e suas distinções. JESUS é o SENHOR!

Reino dos Céus – Parte 02

O Reino dos Céus dito na Bíblia tem sido confundindo com entrar no Céu ou ir para o Paraíso de Deus.

Como já vimos anteriormente, a participação ambiental do Reino se dá no Novo Nascimento, conforme João 3.3.

Jesus respondeu-lhe: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

 [João 3.3 – tb, grifo nosso].

Também vimos no estudo anterior que onde está o Espírito Santo está o Reino.

Se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expelem vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se pelo Espírito de Deus eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.

[Mateus 12.27-28 tb, grifos nosso].

O Espírito Santo, o Reino e a Igreja

Os discípulos antes de Atos 2 não tinham o Espírito Santo como Ente habitante. Vejamos.

Disse isso a respeito do Espírito que iam receber os que nele criam; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

[João 7.39 tb, grifos nosso].

No entanto tinham o Espírito entre eles.

o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

[João 14.17 tb, grifos nosso].

Como Jesus poderia dizer “Ele habita convosco”, ou seja, entre vocês? Essa afirmação do Senhor pode nos levar a duas reflexões, ou o Espírito estava sempre presente ao par dos discípulos ou o Senhor Jesus era o próprio Espírito, pois era Jesus quem estava entre eles e não diretamente o Espírito. O fato é que as duas reflexões estão certas, pois o Espírito Santo havia encontrado carne ao estar em Jesus de Nazaré, podemos dizer que de alguma maneira o Espírito Santo se encarnou na Pessoa de Jesus de Nazaré, neste caso onde Jesus estivesse lado a lado com os discípulos o Espírito também estaria; por isso que a expressão de João 14.17 diz: “Ele [Espírito] habita convosco”; por outro lado o Espírito não somente estaria ao lado deles, mas estaria dentro deles: “estará em vós“.

O “habita convosco” diz respeito a Cristo que é a carne do Espírito; o “estará em vós”, diz respeito à Igreja que definitivamente seria a encarnação mística do Espírito.

Saiba mais: O Reino de Deus já chegou?

Jesus nos ensina um princípio, onde está o Espírito Santo está o Reino, pois ele expulsava demônios pelo Espírito de Deus, o que quer dizer que onde há o Espírito há a fuga de Satanás. Façamos a seguinte reflexão, no Reino de Mil anos Satanás estará na terra? A Bíblia diz que não (Ap 20). Então o Reino do Senhor significa também ausência de Satanás; é o lugar onde o Espírito encontrará plena manifestação.

Mas como o Espírito foi dado à Igreja, o cristão pelo novo nascimento começa a ver o Reino. Por isso que quando um milagre ou algum dom é manifestado ele vê um pedaço em miniatura do Reino. Por isso que para termos a percepção da atividade do Reino presente, temos que ter um espírito regenerado, e também uma consciência espiritual da vida de Corpo, assim podemos ver o Reino presente, o mundo não tem a menor ideia do que é isso, ele não consegue perceber porque o Espírito não habita nele; repare como é custoso para um incrédulo tentar compreender as coisas celestiais, de acordo com as Escrituras tudo isso para os que não compreendem a Palavra parece loucura, isto se deve porque eles não podem ver o Reino de Deus, e a não visão desse Reino se deve ao fato de estarem velados e cegados seus entendimentos pelo deus desta era. Logo, não veem.

Para ver o Reino é no mínimo necessário nascer de novo, por isso podemos ver o Reino presente e sermos capazes de obedecer Aquele do qual fizemos Senhor; mas antes temos que ter consciência da veracidade do Corpo de Cristo e fazermos as coisas mediante a Cabeça crendo que estamos servindo a Cristo, de outro modo até nós cristãos regenerados poderemos não ver com clareza o Reino presente, a vida de Corpo da Igreja expressa o senhorio de Cristo, e tal forma de vida nos descortina as realidades preciosas do Reino Presente ou Reino em Mistério.

Agora temos um Senhor a obedecer, toda situação nova e experiência é o Reino presente.

Mas João 3.3 diz que visão também é futura, na verdade ela é futura com alguma experimentação reservada no presente, pois o verbo está no futuro.

E que evento inaugura-se?

A chegada do Reino.

Isso é tão maravilhoso, porque o demônio é expelido, isto se deve ao Espírito de Deus como o agente de poder, mas não só isso, o Espírito inaugura a manifestação do Reino, ainda que este reino fosse negado em sua identificação messiânica, sua manifestação espiritual estava em ação, por isso havia uma ilegalidade em aquele espírito se manter no corpo daquela vítima.

Para mais detalhes sobre essa perspectiva do reino e como ele é um agente que desintegra a potência de Satã e suas hostes é interessante fazer a leitura da primeira parte dessa matéria, compreendendo o reino.

 

Jesus é o Senhor

A vida do Reino vem antes da nossa própria salvação, repare que quando você foi salvo, você invocou o Senhor, até pode ser que tenha feito alguma oração de confissão acerca de Jesus como seu Salvador, mesmo que nossas orações de confissão ou de entrega a Cristo possam ser imperfeitas quanto às palavras, são perfeitas quanta a veracidade que elas representam, mas note que isso mais tarde é corrigido quando aprendemos que devemos chamar Jesus de Senhor. E por quê?

Por que antes d’Ele ser Salvador, Ele é Senhor.

Paulo a caminho de Damasco diz: “Quem és Senhor?”  Tal oração refletia a entrega máxima e potente de sua vida Àquele que falava com ele.

Mais tarde Paulo disse: “Se confessares a Jesus como Senhor (…) será salvo” (Rm 10.9).

Tomé quando crê, diz: “Senhor meu e Deus meu” (Jo 20.28).

Em Atos 2 é dito que Deus fez de Jesus Senhor e Cristo. Pedro confessa que Jesus é o Cristo (Mt 16).

O fato de Jesus ser salvador está no fato de antes Ele ser Senhor, portanto, a nossa salvação vem do primeiro ato de obediência do pecador, todo pecador que pratica um ato consciente de obediência a Cristo é salvo.

Por isso Jesus é Senhor. Isto se deve porque Ele tem um reino agora velado em mistério, do qual só Sua Igreja pode compreender, digo pode, pois o Senhor diz: “pode ver o reino”, não necessariamente que vai; portanto, a Igreja pode falhar. Não no seu aspecto coletivo, na visão que o Espírito Santo tem dela, pois nesta visão a Igreja é mística e perfeita, mas na visão de seus indivíduos que a compõe pode haver inúmeras falhas nela.

Aspecto Futuro

“pode ver o reino” é uma possibilidade para aquele que nasce de novo, mas isso, como já dissemos além de um aspecto presente, tem um futuro.

O que equivale a dizer que é garantido a todo nascido de novo a possiblidade de ver o Reino de Deus. Ver de uma vitrine, ter a visão dele; a expressão grega “pode”, não significa garantia, mas que há uma possibilidade do regenerado de ver esse reino, pois tal pode ficar sob uma disciplina dispensacional mais aguda que o impediria inclusive de ver, como acontece com aqueles do tempo atual que não vê o reino presente, por não terem consciência da vida do Corpo, tais acham que eles são a obra e o ministério de Deus, quando um discípulo aprende que não é ele a obra e o ministério, ele começa a tocar a realidade do Corpo, sendo nutrido pelo Cabeça, neste caso ele participa ativamente do Reino, e, consequentemente, consegue ver o reino presente em ação no Corpo.

Mas no Reino Futuro, o regenerado já dormiu no Senhor e portanto poderá ter uma amostra da visão deste reino, mas isso pode ser difícil e doloroso, ver não é o bastante, considere a passagem:

Quando o dono da casa se tiver levantado e houver fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, e ele vos responder: Não sei donde sois então, começareis a dizer: Nós comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas. Ele vos dirá: Não sei donde sois; retirai-vos de mim, todos vós os que praticais a iniquidade. Ali haverá o choro e o ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas e vós, excluídos dele.

[Lucas 13.25-28 tb, grifos nosso].

Repare que temos o dono da casa, a invocação do nome Senhor, a visão e o reino de Deus, todos estes elementos nos comprovam que,

O dono da casa é Cristo, aquele que mantinha a porta aberta para esta casa – que é o tempo presente – indicando que mais tarde ela será fechada e isto acontecerá na vinda do Reino que será manifestado.

A palavra Senhor é pronunciada por aqueles que ficam de fora depois que a porta é fechada, isto é um claro indicativo de que tais eram convertidos.

A expressão “quando virdes” indica que esses poderiam ver, de alguma forma que não sabemos como, ou que precisamos ter mais detalhes dessa “vitrine”; mas sabemos que poderiam ver.

Reino de Deus, se poderiam vê-lo significa que isso é algo do futuro que irá acontecer.

A visão do reino não causa alegria; na verdade causa dor, eles olham desejam aquilo como nunca, mas o máximo que podem ter é uma visão, assim choram e rangem os dentes de contrição quando veem Abrahão, Isaque, Jacó todos os profetas os grandes, pequenos, os mártires; profetas como Isaías, Jeremias, Elias, Moisés, Daniel, Oséias, Joel, Ezequiel além de ver toda aquela festa, a alegria, o banquete, o Senhor, os convidados e eles desejando entrar, porém ficando do lado de fora, podendo apenas ver.

O fato de terem a visão é algo prometido a todos que nasceram de novo conforme João 3.3; isso indica que aqueles que chamaram o dono da casa de Senhor eram de fato crentes regenerados e suas invocações do Nome foram reconhecidas por meio da visão que eles tem desse Reino, e eles por algum motivo ficaram em um área externa que não os permitem entrar e, portanto, choram.

Note que isso é futuro, nascer de novo tem suas implicações para o presente, mas também para o futuro; nascer de novo permite a possibilidade ver, mais isso não é uma garantia, pois poderá ainda ter nascidos de novo mais afastados dessa visão, por isso o cuidado que o Senhor tem de usar a palavra “pode” δύναται como algo que denota uma capacitação para isso que vem através do novo nascimento, mas não uma garantia. Isso significa perda da salvação?

De maneira nenhuma, estamos falando do Reino, não da Nova Jerusalém; Reino é uma dispensação da qual os Céus governam a Terra por Mil anos, ainda que mais tarde haja o Reino eterno, estamos aqui em uma manifestação das quais os profetas juntamente com a Abrahão, Isaque e Jacó são ressuscitados, está aqui a Primeira Ressurreição; os tais que podem ver, seguramente não passaram por esta ressurreição e portanto não podem usufruir desse Reino celestial, mas ao mesmo tempo não perderam a salvação, eles choram por que são salvos, eles reconhecem os patriarcas e os profetas, o fato de verem o Reino só prova que eles nasceram de novo.

Batismo e Regeneração

O Nascimento do Alto permite a possibilidade de ver o Reino, mas não de entrar, porém o nascer da água e do Espírito permite entrar.

Mais uma vez, vale esclarecer que é possível entrar não que é garantido entrar, o nascer da água, embora alguns teólogos mais modernos insistem em afirmar que não tem nada a ver com o batismo o Senhor nos da clareza do contrário, primeiro, Ele diz, nascer de cima (alguns traduzem nascer de novo) depois diz, nascer da água e do Espírito. São nascimentos, pessoas dizem que nascer da água é a lavagem da Palavra, mas a Bíblia não nos ensina que depois que nascemos do alto temos que ler a Palavra ou que há um nascimento da Palavra, a Bíblia diz que demos que nascemos do alto, temos que batizar como testemunho da nossa fé. 

O sr. Govett compara o nascimento da água no momento que o cristão é levantado das águas do batismo, como se ele tivesse saindo da água, é da água que o servo e a serva de Deu saem, isto é um nascimento.

Isso não é Regeneração Batismal

Não confundamos, a Bíblia não ensina regeneração batismal e nascer da água não é isso, não estamos falando de um dos sacramentos da Igreja Romana, sabemos que isso não está de acordo com a Bíblia; Jesus prevendo que poderia haver essa confusão no futuro acrescenta: “e do Espírito”; ou seja, não é somente nascer da água, é nascer da água e do Espírito indicando que esse nascimento da água só é valido por que há o nascimento do Espírito, essa expressão nunca poderá ficar sozinha sempre que falar: “Nascer da Água” terá que dizer “Nascer do Espírito” um não vive sem o outro, a Bíblia não diz: “Nascer da Água ou do Espírito”, mas “e do Espírito” indicando que tal validade só existe se haver ambos. Isso por si só derruba toda a construção errônea da regeneração batismal, pois que uma criança ainda não nasceu do Espírito e o fato dela ser batizada não lhe comunica essa nascimento, pois o nascimento do Espírito é o nascimento que foi mencionado antes, o nascer de novo ou o nascer do alto, a água vem em seguida.

A importância do Batismo

O catolicismo romano comete o erro da regeneração batismal, mas muitos cristãos modernos protestantes cometam outro erro extremo, enxergar o batismo apenas como um rito externo e de pouco valor espiritual. Ainda que o batismo não nos regenera ele é muito mais que entrar seco e sair molhado, ele tem valor espiritual que ainda não podemos compreender; pelo batismo, alguns anjos que assistem e sabem que estão lidando com um cristão sepultado de agora em diante; o Espírito Santo está presente neste evento de cada crente, não lhes chama a atenção que quando Jesus foi batizado o Pai, o Filho e o Espírito Santo estavam presentes e Os três se manifestaram?

Podemos não ter respostas tão convincentes ou com potentes retóricas, mas que o batismo é algo que a Trindade dá valor isso, é fato, não à toa que ao batizar alguém se usa o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O Batismo e o Reino

Após dizer nascer da água, Jesus diz: “pode entrar”; agora o verbo mudou não é mais ver, e sim entrar; quando nasço do alto preciso passar pela água para poder avançar para o Reino, é assim que está dito na Palavra do Senhor, podemos confessar que isso não está tão claro para nós, mas é isso que Jesus no diz e é isso que devemos fazer tão logo cremos e invocamos o nome do Senhor. Foi compartilhado também uma matéria sobre elementos importantes sobre o batismo, salvação esférica e o reino, para mais acesse aqui.

Conclusão

Avançamos para a compreensão que o reino não é somente algo presente, aliás o reino presente está velado até mesmo na Igreja, embora esta entidade orgânica só existe por ter um Senhor Soberano sobre ela, ainda assim, muitos cristãos são ignorantes quanto ao agente do Reino presente, o Espírito Santo.

O reino sempre foi discipular ele nunca pertenceu à multidão, embora a multidão que procurava Jesus por pão e milagres, pudesse ter salvos, estes só procuravam Jesus por benefícios, eles não conseguiram subir a Montanha para ouvir as palavras mais altas, as exigências mais sublimes que só poderiam ser cumpridas pelo Espírito Santo regendo o filho de Deus.

O Reino em Mistério, ainda é mistério até mesmo na própria Igreja de Deus, mas virá o Reino  em manifestação, assim como Cristo será manifestado Seu Reino também será.

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Série: Isso não vem de Vós Ep03

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