Um comentário devocional do livro de Êxodo. Nele Madame Guyon, não se preocupa em com uma linguagem técnica ou erudita, provar a inspiração divina desse livro, nem as suas provas documentais de veracidade histórica. Para os piedosos esse assunto já está decidido; para Madame Guyon, ele não é nem mesmo algo a ser levantado. A preocupação da autora, está em como aprofundar a vida dos filhos de Deus na comunhão com Jesus Cristo mesmo, por meio das riquezas espirituais dentro do livro de Êxodo.
Para Madame Guyon, Jesus Cristo é o tema vasto de todo o Livro de Deus; e no livro de Êxodo, a pessoa e a obra de Cristo estão velados em tipos, símbolos e alegorias – esperando para serem encontrados pelos que amam a Deus e desejam penetrar na plenitude da comunhão de amor que sempre existe entre o Senhor e todo aquele que o busca acima de qualquer outra coisa.
Além de procurar demonstrar o que das riquezas de Cristo estão contidas no livro de Êxodo, Madame Guyon seguindo pelo caminho da vida interior e do crescimento espiritual do crente diante de Deus, expõe em seu comentário os aspectos interiores da obra da cruz na alma do crente, bem como o trabalhar interior do Espírito Santo renovando, transformando e santificando a alma do crente a fim de viver a plena vida de consagração e sacerdócio espiritual diante de Deus e dos homens.
Essa obra interior da cruz e do Espírito Santo está retratada tanto nos tratos específicos com Moisés, Arão, Miriã e Josué com no tratamento para com o povo de Israel; tanto na disposição e arranjo do tabernáculo quanto nas leis reveladas junto ao monte Sinai.