Mais Detalhes
— Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?
Quando viu que fiquei desconsertado e chateado, ele arrematou que não acontece nada com os animais depois que morrem e eles somem na inexistência.
Hoje, penso que a brincadeira foi um jeito, mesmo que inconsciente, de me convencer da ideia de que os animais não têm nenhum propósito transcendente de existência. Segundo tal pensamento simplório, se os animais tivessem algum significado, Deus não permitiria que eles fossem maltratados em trabalhos forçados, mortos de maneira cruel e servidos de alimento para o homem. Entretanto, os que pensam assim esquecem-se de que Deus, na sua santa Palavra, legisla leis para proteger os homens, criados segundo a sua imagem, e também os animais, criados por meio daquele que é a imagem de Deus.
Pember escreveu este tratado teológico em defesa do direito dos animais em um contexto bastante propício. Duzentos anos antes, Nathaniel Homes e Stephen Charnock já haviam começado a dar os primeiros passos no que diz respeito a descobrir o que as Escrituras sagradas têm a dizer sobre o direito e o futuro dos animais diante de Deus. Charnock chegou a declarar que os animais serão incluídos no evento final da ressurreição dos mortos.
Qual é o destino dos animais, segundo a ótica da revelação divina nas Escrituras? Estarão eles destinados a sofrer por causa da queda humana no jardim do Éden, para depois acabarem como restos mortais nesta terra corrompida? O homem sofre por consequência do pecado cometido no Éden, mas os animais e as plantas, que culpa tiveram para serem incluídos na rebelião? Por que Deus tratou os homens e os animais da forma em que tratou? Qual é a solução para o sofrimento humano e animal e para o fardo que pesa sobre o reino vegetal depois da queda?
Veremos nestas páginas que Aquele que é amor, de fato se importa com cada um de nós e com as suas criaturas de forma especial. Entenderemos, então, o que Davi quis dizer quando disse:
A tua justiça é como as montanhas de Deus; os teus juízos, como um abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais. (Salmo 36:6)
Juntos com toda a criação gememos. Esperamos o dia em que a face do Salvador será novamente mostrada. Nesse dia, homens e animais serão trazidos para a glória que há muito já está planejada e, até que esse dia chegue, clamemos sem cessar: “Vem, Senhor Jesus!”.
Daniel de Queiroz Moraes
Para essas e outras perguntas relacionadas a esses assuntos, cremos que pela graça de Deus, esse livro será de grande ajuda! Pois contém o peso das palavras de um dos maiores eruditos do estudo das profecias bíblicas; um “mestre dos mestres” nas palavras de G. H. Lang!
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Autor: George Hawkins Pember
Páginas: 93