Mais Detalhes
Neste notável Comentário de Efésios, os traços de originalidade, dedução lógica, revelação e percepção espiritual aguçada são claramente observados em sua exposição.
O capítulo 3, que trata da mensagem central da epístola, é de especial importância no desvendar do “mistério oculto dos séculos e das gerações”, ou, como Paulo o denomina em Romanos, “o mistério guardado em silêncio nos tempos eternos” (Romanos 16.25).
Ali, Govett expõe o que ele chama de “riquezas não rastreáveis de Cristo” e a “economia do mistério” em dois aspectos (um deles relacionado à terra e o outro relacionado ao céu), como sendo um “grande sistema planejado por Deus”, sendo Paulo o vaso especialmente escolhido para expô-lo!
Ao expor a segunda oração de Paulo nesta carta (3.14-21), Govett a chama de “a porção mais difícil desta profunda epístola”, e ele o faz como tendo o motivo de destacar “a igreja de Cristo como a herança eterna de Deus”.
Finalmente, a contribuição de Govett, especialmente ligada ao assunto do reino vindouro e à necessidade que os santos têm de serem transformados à imagem de Cristo, avançando em direção à maturidade espiritual, foi realmente singular, não apenas em seu tempo, mas estabeleceu uma base sólida que continua a impactar e instigar as almas dos redimidos do Cordeiro para que vivam uma vida santa e agradável a Deus, e para que juntos alcancem a estatura do varão perfeito.
Que nosso amado Deus, Aquele que é “o galardoador dos que o buscam”, possa em sua fidelidade e misericórdia usar esta obra, agora traduzida ao português, para o aperfeiçoamento dos santos a fim de que desempenhem o seu serviço para a edificação do corpo de Cristo.
Romeu Bornelli Cordeiro
São Lourenço – MG, novembro de 2022