4 Livros Incríveis sobre o Espírito Santo

Já imaginou que pode existir 4 livros fantásticos que expressam a beleza do Parácleto, o Bendito Espírito Santo Consolador?! Pois bem eles são reais e de fato são maravilhosos mesmo, confira nossa análise por A. Friend.

Os Melhores Livros Acerca do Espírito Santo

Há muito buscava livros que compensassem as horas de leitura impostas e debruçadas sobre eles para buscar conteúdo relevante acerca do Bendito Espírito Santo; nesse processo conheci obras populares, mas que não expressava a veracidade da Bíblia, geralmente, eram contextos subjetivos do autor onde falavam coisas até destoantes sobre a Divindade. Certa vez vi algo que dizia: “Adore mais o Espírito Santo do que o Pai e o Filho, pois o Espírito é o ente habitante que comunga com você”. Tal notação não poderia ser mais atestada de distância da Bíblia do qualquer outra coisa acerca do Espírito de Jesus Glorificado, afinal, Ele vem para glorificar o Filho, fazer aquilo que Ele ouve do Logos. O Parácleto glorifica Cristo. Ele estaria suficientemente satisfeito se conseguisse nos levar para uma maior experiência de comunhão com o Filho e o Pai; ainda que Ele mesmo possa ser adorado, Ele prefere se ocultar na beleza de Cristo Jesus.

As Melhores Obras

Não quero aqui tratar de obras populares e modernas, cheias de subjetividade e muitas destas, bem inovadoras e peculiares, eu diria, mas não contém o Design da Palavra de Deus.

Também evitei obras literárias cujo foco fosse apenas o poder do Espírito e Seus dons, mesmo que possamos aprender os dons, muitos buscam o Espírito apenas pelo alcance do poder, o que faz na verdade que percamos o poder.

Você poderá pensar: “Como deixou de fazer o review desse livro?”; “Uauu você deixou de fora o livro mais vendido sobre o Espírito Santo!”; “Como você excluiu a menção deste autor?!”. E muito mais…

O fato é bem simples, me envolvi apenas com obras clássicas com autoria piedosa; pessoas tementes a Deus e cuidadosas em emitir opiniões ou mesmo subjetividades ainda que neste caso tais seriam bem-vindas.

Claro que não somente obras clássicas no tocante ao tempo, mas também na linha de pensamento e de tratamento da erudição. Assim também excluímos livros puramente teológicos. Afinal eles se preocupam excessivamente com conclusões lógicas e enviesadas, isso é tão prejudicial quanto os contextos subjetivos destoantes da Verdade da Bíblia, pois de um lado o desequilíbrio pende para inovações extra-bíblicas, e por outro por esvaziamento quase que total da experiência pessoal com o próprio Espírito Santo.

Agora assim podemos falar, finalmente, de 4 obras literárias fantásticas, verdadeiros tesouros embelezados com capas e páginas; ainda que não sejam absolutos em uma conclusão totalitária, são indispensáveis para o estudo da Pessoa e Obra do Espírito Santo, vamos a eles, que esses materiais possam chegar as mãos do leitor diligente da vida discipular.

Assista também nosso vídeo sobre a matéria e se inscreva no nosso canal DoPeregrino.com

O Espírito de Cristo – Andrew Murray

Este livro é considerado, talvez, uma das maiores obras já escritas sobre o assunto do Espírito Santo. Inclusive ele é apontado como a obra prima de Murray.

Os temas abordados no livro são dos mais variados, mas tudo converge para que o cristão aprenda a ter a consciência da bendita habitação do Espírito de Cristo.

Andrew Murray também traz preciosas revelações neste livro, entre elas que a palavra de João 7.39 não indicava “O Espírito será dado” no sentido da palavra “dar”, e sim, o Espírito será Espírito. Essa visão fica facilitada consultando o texto original grego do qual não apresenta a frase: “ainda não fora dado“. Mas, que “ainda não havia Espírito“. Assim, o texto indicava que tudo o que Espírito fez no Antigo Testamento, era uma forma muito velada do que seria o Espírito na era da Igreja, ou seja, um Deus Habitante, comunicando o Pai e o Filho; somente assim poder-se-ia dizer que havia Espírito, tal experiência só viria de fato com a Exaltação de Cristo no Trono da Majestade de Deus.

Murray, também trata no livro que o Espírito precisava da glorificação do Filho para que Ele próprio tivesse a glorificação de Cristo como o meio de comunicação de Vida para a Igreja. Assim Cristo glorificado comunicava ao Espírito sua humanidade, a partir de então o Espírito saberia da encarnação de Cristo como Sua própria se identificando indelevelmente com a humanidade redimida. Desta forma podendo fazer parte da Igreja numa união do humano redimido com o divino, podendo, definitivamente, Deus morar no crente por meio do Espírito Santo e tal morada ser eterna, algo que até então nunca tinha acontecido na raça humana. O Espírito de Deus passa a ser então o Espírito Santo, nome atribuído, de acordo com Murray, apenas no Novo Pacto.

A essa altura chega ser dispensável dizermos algo mais da profundidade desse livro, o pouco que trouxemos neste texto, já nos levaria a nos curvarmos diante do Senhor e ler esse material em quebrantamento de espírito e oração.

Andrew costuma trazer uma oração reflexiva no final de cada capítulo onde há também em todos eles um resumo, recapitulando assim a matéria abordada, o que torna muito didático e prazeroso retomar o assunto para fixação e meditação.

Não há como, em alguém que se propõe estudar e conhecer mais do Espírito Santo, deixar esta obra de fora.

O livro tem sido publicado pela Pão Diário com a Clássicos, segue o Link para Compra.

O Ministério do Espírito – A. J. Gordon

Este assim como aquele supracitado é um livro do século xix e como isso é importante, pois este foi o período histórico, talvez, de maior clareza das verdades de Deus desde a era dos apóstolos.

Adoniran Judson Gordon nos traz riquezas maravilhosas neste clássico, que fica difícil apontar que obra seria mais impactante e profunda acerca do Espírito Santo, se “Espírito de Cristo” de Murray ou esta obra literária. O fato é que só de existir esta dúvida deveria ser digno ambos os livros de estarem na sua estante o mais rápido possível, principalmente, equanto ainda estão sendo impressos, pois às vezes a Editora dos Clássicos interrompe obras tão profundas como ela fez com “As Eras Mais Primitivas da Terra” de Pember, o que nos deixa sem saber qual será o próximo livro a ficar esgotado.

Como a introdução do senhor F. B Meyer dizendo que este livro estava entre os 5 maiores livros sobre a matéria, torna a curiosidade e o desejo de ter o conhecimento literário desta obra em mãos mais que um senso de urgência, mas um senso de temor à Bendita Terceira Pessoa da Trindade.

Gordon faz uma bela separação em que ele diferencia o Espírito vindo sobre as pessoas se manifestando parcialmente nelas, da encarnação do Espírito; sendo esta última um evento que só aconteceria no dia de Pentecostes, assim Gordon trata de um dos capítulos mais assombros e abissais que já pude ler: “A Encarnação Mística do Espírito”, não consigo descrever em texto o que pude ler ali, apenas tive que me curvar diante de Cristo e clamar o Nome do Senhor. Só você, cristão, lendo poderá entender o que quero dizer.

O livro está sendo publicado também pela Pão Diário com a Clássicos, segue o Link para a Compra.

Aindai No Espírito – Christian Chen

Por que igualmente escolhemos esse livro para equiparação de duas obras clássicas e abissais? Porque neste volume Christian Chen, traz o que chamo de “Ponto de Equilíbrio”. Por que digo isso?

Os livros de Gordon e Murray são muito profundos e em algum trato pode algo se tornar um pouco mais destoante no nosso imaginário cristão quanto à habitação do Espírito Santo. Pois embora tanto Murray quanto Gordon passam-nos a indicação que ambos compreendem a habitação do Espírito Santo no cristão, igualmente também ambos indicam a necessidade de uma segunda benção, onde Murray chama de Batismo do Espírito o que nos leva a entender também Gordon.

Para ser mais exato eles dizem que um cristão regenerado ainda precisa de uma ampliação da experiência do Espírito Santo que parece ir além da regeneração; A. J. Gordon, é até mais enfático, pois afirma que embora essa dupla experiência possa acontecer quase que no mesmo instante, ele separava esse “Recebimento do Espírito” do novo nascimento, conforme pode ser observado nas páginas 56, 57, 58, 59 61 do capítulo 5 – Revestimento do Espírito. Aliás é muito precioso as conclusões e argumentações de Gordon, pois mesmo que não sigamos na íntegra todos os seus desfechos, as percepções são maravilhosas, e é neste capítulo 5, que Andrew Murray é citado, o que certamente o livro “Espírito de Cristo” serviu também de grande ajuda para o autor.

Mas o que “Andai no Espírito” tem em conexão com este contexto? Tudo! Pois ele na minha visão equilibra as inferências profundas e abissais de Gordon e Murray, separando o que é Batismo do Espírito Santo, Revestimento, Dons, Enchimentos, Eventos Históricos e Experiências Repetitivas.

Christian Chen teve uma habilidade espiritual muito precisa para fazer esses cortes e compreendo que seu livro ajuda muito a equilibrar algumas dúvidas que serão geradas propositadamente pelos dois livros anteriores.

Andai no Espírito, tem nossa forte recomendação pois servirá como um ferramenta que notificará esclarecimentos mais práticos mantendo o elo escriturístico.

O livro é publicado pela Editora Tesouro Aberto, e como a editora não trabalha ainda com marketplace em seus volumes impressos, só poderá ser encontrado no próprio e-commerce da editora. Segue o Link para Compra.

The Communion of the Holy Spirit – Watchman Nee

My friends, estamos diante de um livro fantástico. Watchman Nee, assim como no livro de Christian Chen serve como um ponto de equilíbrio muito singular. Mas há algo que vai além em The Communion of the Holy Spirit (tCotHS), pois podemos ver também o ponto de vista de Watchman Nee quanto às manifestações excêntricas cuja atribuição é dada ao Espírito Santo, isso quer dizer que Nee recomendava fazer um teste no momento manifestações, verificar se o cristão conseguia confessar que Jesus era o Senhor. Tal método de acordo com Watchman Nee tornava seguro o ambiente e a comunhão dos irmãos porque era possível identificar obras de espíritos enganadores, inclusive Nee cita Jessie Penn-Lewis nesta obra e retrata as experiências dela nos avivamentos que estava efervescentes na época.

O livro também é um bálsamo quanto a compressão do Espírito em vários ângulos, habitação, unção, quebrantamento – Nee dizia que o Espírito quebra o homem exterior para poder usar o interior –, julgamento interior, a diferença de ser cheio do Espírito e de ser revestido dele. Também nos ensina sobre a mistura do poder latente da alma na profusão do Espírito.

Outro aspecto muito interessante é como Nee compreende algumas manifestações em reuniões de avivamento ou de espera do Espírito Santo. Ele diz que ainda que as manifestações sejam reais em alguns crentes, tais são necessárias devido a pouca maturidade adquirida, pois quando o Espírito Santo age no discípulo tratado pela cruz Ele para outro processo e trará outra experiência.

Realmente é um livro muito singular que nos traz maravilhosas lições práticas acerca do Espírito Santo e o espírito do homem.

Esta obra vale muito a pena ela tem formato para Kindle também; infelizmente ele não tem uma versão PT-BR, somente em inglês e espanhol, esperamos que logo alguma editora ou publicadora possa nos dar a graça de poder ler uma obra, tão importante para o crescimento do homem interior, como essa.

Link para Compra.

 

Conclusão

Eu confesso my friends que nunca li nada semelhante a essas quatro obras literárias onde eu reunisse nelas, erudição, piedade dos seus autores, amor pela Palavra, zelo pela verdade teológica, santidade e profunda reverência a Deus. Esses 4 homens serviram o Senhor com a vida deles, todos eles se foram, mas os seus dons ainda são impressos pelo Parácleto nas obras que escreveram. 

Se você quer levar o assunto a máxima seriedade, sem perder as verdades teológicas e ainda sentir a consagração que devemos ter diante do Senhor, não vejo obras melhores e profundas daquilo que já li em PT-BR que tratam do Espírito Santo. Ter esses livre é um bem que você faz a sua própria vida espiritual.

QUE O SENHOR POSSA SER SUA LUZ! A ELE TODO DOMÍNIO.

Picture of DoPeregrino

DoPeregrino

A. Friend

Navegue em nosso site
Compartilhe nas suas redes sociais (:
Que tal deixar seu comentário, gostaríamos muito de ler (;
Pods DoPeregrino.com

Série: Isso não vem de Vós Ep03

dê um PLAY AGORA!