Por que todo cristão deveria ter um Kindle?

Isto está mais para uma mudança no estilo de leitura do que para um aparelho tecnológico, o Kindle traz um conceito, o cristão não pode ficar de fora

Mais que um leitor de ebook

Por que temos que enxergar o dispositivo Kindle da Amazon mais que apenas um dispositivo? Porque se trouxermos a análise de uma maneira análoga com a realidade do livro de papel e impressos em geral veremos que o aparelho funciona como diversos atores.

Kindle e a Experiência do Usuário

Esse é o ponto definitivamente mais importante que o torna único; afinal ler em dispositivos inteligentes nunca foi uma novidade com relação à tecnologia, pois os laptops e PCs na era do PDF já faziam esse papel e depois com a crescente disseminação dos smartphones, tablets e iPods touch, ler na palma da mão se tornou uma opção muito comum, entretanto, todos esses aparelhos não foram capazes de trazer a UX (experiência de usuário) de uma leitura de papel, exceto com o advento do Kindle — e outros e-readers similares — que uniu a sensação de leitura de papel simulando inclusive, nos primeiros aparelhos, as fibras de papel e em alguns momentos uma leve falha, propositalmente, de impressão das fontes em algum ponto da leitura; isso foi suficiente para que leitores vorazes se apaixonassem pelo aparelho.

Tecnologia do Kindle

A tecnologia utilizada no dispositivo Kindle é chamada de e-ink um acrônimo para “papel eletrônico”, sua finalidade é simular o papel impresso que envolve tanto a exibição digital da tela quanto a melhor gestão de luz — não nociva, pois não utiliza a luz azul dos celulares e afins. Com isso as pessoas podem ler sem sofrer danos aos olhos, cabeça e corpo, pois não é uma luz prejudicial; sua tela não emite reflexos para saturar cor e potencializar efeitos de luz para prover alta definição; a proposta não é esta, a proposta é ler bem, ler confortável e o e-ink gerido pela empresa Lab126 — uma empresa subsidiária da Amazon — traz essa experiência incrível de fazer uma tela parecer um papel impresso, se você pegar qualquer Kindle em modo de descanso é impossível perceber que o papel de parede se trata de um efeito digital, pois lembra de forma impressionante uma impressão gráfica.

A Lab126 ao gerir, desenvolver e manter a tecnologia na verdade promove um efeito que dispensa a necessidade de retroiluminação; o e-ink fornece pigmentos magnéticos que, quando positivos estão na cor branca; negativos na cor preta, tendo reações com microesferas que ao se juntarem, fazendo suas combinações, formam qualquer imagem que seja necessária (desde que monocromática).

Toda a luz, o usuário poderá perceber que, irradia para dentro do próprio aparelho, evitando sua propagação externa; podendo inclusive ler à noite sem atrapalhar quem estiver do lado ou, pelo menos, “incomodar minimamente”, beirando quase que uma luz imperceptível para si ou quem estiver próximo.

Só com isso o aparelho funcionaria não só como um simulador fiel de papel impresso como também de um abajur ajustado na medida certa de iluminação para uma leitura noturna saudável e confortável, definitivamente, algo que valeria muito a pena, pois poder-se-ia ler deitado segurando o aparelho e confortavelmente fazer a leitura sem se preocupar com lâmpadas ou luminárias.

Vantagens do Kindle

Bom, até aqui o que já escrevemos  é o suficiente para mostrar várias vantagens, contudo destacá-las de forma organizada para você leitor pode ser útil na sua avaliação para tomada de decisão da compra de tal peça tecnológica.

  1. Ele tem a melhor experiência de leitura na categoria de dispositivos eletrônicos, desta forma pode oferecer a experiência de leitura mais próxima do papel impresso garantindo todo conforto.
  2. Ele vai além de um livro, na palma da mão ele simula analogamente algo mais excedente, geralmente ele será mais leve que a maioria dos exemplares impressos, entretanto, ele é, ainda, mais que ter um livro; imagine uma mochila repleta de livros que você carrega nas costas, a diferença que o Kindle cabe no bolso com o mesmo peso de um celular, mas para ser honesto ele, também,  é mais que uma mochila porque seus 8GB — tamanho mínimo — de espaço interno é possível carregar facilmente com folgas mais de 1000 livros eletrônicos, sobrando ainda muito espaço, sem precisar de uma enorme estante imóvel, a conclusão que chegamos é que com o Kindle não temos um livro, mas na verdade uma enorme biblioteca em mãos.
  3. Ele por utilizar a tecnologia e-ink não ocupa muito espaço interno do dispositivo, para mais disso se necessário for pode-se remover da “estante virtual” do Kindle os livros que já foram lidos por novos exemplares, o fato é que dificilmente alguém ira preencher todo espaço da memória interna do aparelho.
  4. Ele é mais que um livro, é uma biblioteca no bolso, mas além disso ele é uma luminária, uma lâmpada, um abajur oferecendo assim muito conforto para ler na cama, deitado, no escuro; você não precisará ligar a luz.
  5. Funciona muito bem para o casal, pois o marido ao ler não atrapalha o sono da mulher e vice-versa, pois sua luz não incomodará quem estiver do lado mesmo à noite com a luz apagada, o sono não será perturbado por qualquer luz evasiva como acontece com a luz dos celulares. Assim, todo casal leitor, por que não? Deveria considerar ter um Kindle.
  6. Os livros em sua maioria esmagadora são mais baratos que suas versões impressas, podendo ter uma experiência tão agradável quanto ler no papel pagando muito menos.
  7. Ele vem com dicionário com embutido, portanto ler no Kindle passa a ser mais flexível quando encontrar palavras desconhecidas sem precisar recorrer a um dicionário físico.
  8. Há um tradutor embutido nele que segue o mesmo motor de tradução do Bing Translation, desta forma é possível ler livros em inglês ou qualquer outro idioma que se tenha alguma noção, pois com o tradutor a leitura poderá ser prosseguida quando travar no momento da tradução natural.
  9. A Amazon é o maior repositório literário do mundo, tudo está ali, e há uma tendência de que a maioria dos livros físicos que ainda não tem sua versão digital ofereça um exemplar nesta modalidade.
  10. Ele não é tão caro como comparado a um tablet, entretanto, ele é somente para leitura, é verdade, mas seu preço justifica por meio de muitas outras vantagens já oferecidas aqui e se sua intenção é ler, não seria o tablet ou celular a melhor ferramenta eletrônica para tal.
 

O Aplicativo

Além do aparelho há também o aplicativo Kindle porque o livro que é iniciado no dispositivo Kindle pode ter sua continuidade na mesma página utilizando outro aparelho como computadores, smartphones e tablets, por meio do aplicativo.

Mesmo que esses outros dispositivos eletrônicos não sejam os mais adequados para leitura, numa necessidade de manter o cronograma de leitura eles podem ser recorridos, principalmente se a vontade ler foi maior que o tempo de espera para encontrar o aparelho que acabou ficando em casa.

E o Cristão

Há muitas obras de peso hoje em dia no Kindle de tirar o fôlego, obras clássicas, obras teológicas, livros acadêmicos, livros técnicos, livros de gramáticas instrumentais da língua grega, hebraica e latina; autores medievais e mesmo da Idade Antiga — entre eles os “pais da Igreja” — estão disponíveis no pequenino aparelho fazendo com que a literatura cristã tenha um lugar de destaque nessa modalidade.

Obras preciosas, por exemplo, como do irmão Christian Chen estão em larga escala disponíveis em Kindle traduzidas para o PT-BR, a editora Tesouro Aberto fez um excelente trabalho neste sentido. 

Livros de grande magnitude como “As Crises do Cristo” de G. Campbell Morgan, “As Grande Profecias” de G. H. Pember, e, praticamente quase todos os sermões de Charles Haddon Spurgeon podem ser encontrados na versão Kindle, esse último, especialmente, por preços muito baixos.

Editoras Cristãs

Quais editoras tem dispensado atenção especial à publicação de livros digitais no Kindle? Hoje a maioria das editoras e associações cristãs estão oferecendo boas versões de seus livros em Kindle, até mesmo a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) tem materiais e conteúdos interessantes para Kindle, principalmente, em se tratando de versões de Bíblia, recentemente além das Almeidas foi inserida a respeitadíssima versão “Tradução Brasileira” para Kindle.

A editora Vida Nova também tem uma série de materiais incluindo acadêmicos em Kindle.

A editora Vida tem boa parte dos livros que publicava de Watchman Nee no passado em versão Kindle incluindo uma coleção recentemente lançada.

A editora já mencionada, Tesouro Aberto, tem oferecido vários livros do sr. Stephen Kaung em versão digital, além dele, os livros de Christian Chen em sua maioria tem a versão Kindle, é também possível encontrar outros autores.

A editora dos Clássicos junto com a Pão Diário publicaram recentemente, em Kindle, livros como: “Humildade, a beleza da santidade” de Andrew Murray; Ministério do Espírito Santo de Adoniran Judson Gordon, verdadeiros tesouros da literatura cristã. A Pão Diário mais precisamente tem várias coleções devocionais em Kindle.

Destacando essa editora especialmente, pois tem feito um trabalho maravilhoso quando o assunto é resgatar a boa literatura clássica independente, que nos traz autores como Robert Govett, G. H. Lang, Madame Guyon, G. H. Pember e irmãos do Brasil como Delcio Meireles e outros. Mas, se não bastasse esse resgate de conteúdo esplêndido de épocas passadas e presentes, a editora vem dispensando enorme esforço para que suas obras, quando possível, tenham uma versão em Kindle também. Há inúmeras pérolas de grandes eruditos do passado que seriam um desperdício de oportunidade não listarmos os principais links de seus ebooks:

A Salvação da Criação – Robert Govett

A Serpente de Bronze – Robert Govett

Os Espíritos em Prisão – Robert Govett

A Parábola das Dez Virgens – Robert Govett

A Profecia do Monte das Oliveiras – Robert Govett

Hades: O lugar dos mortos – Robert Govett

A Nova Jerusalém – Robert Govett

O Anticristo, a Babilônia e a Vinda do Reino – G. H. Pember

As Grandes Profecias – G. H. Pember

As Grandes Profecias 2– G. H. Pember

O Sangue da Expiação – G. H. Lang

Tiago: Provação, Maturidade e Reino – Delcio Meireles

A Doutrina do Reino Milenar: Ensinada pelos pais da Igreja

Entre outras obras que podem ter passado fora do nosso radar ou outras que virão após a publicação deste conteúdo textual, o fato é, a Editora Escriba do Reino vem dispensando enorme esforço para que obras de grande peso ficassem à disposição dos falantes da língua portuguesa. Ela é a primeira editora no Brasil a trazer obras do senhor Govett, inaugurando com um livro estupendo: “Hades o Lugar dos Mortos”. Somos gratos a essa equipe que vem sendo energizada para essa tarefa tão fundamental; além de Govett a editora também trouxe várias obras de Pember [autor] que até então estava esquecido refém de apenas um livro no Brasil, a saber, “As Eras Mais Primitivas da Terra” que no momento em que escrevo nem sequer está disponível para venda. Que o Senhor possa continuar fortalecendo esses irmãos.

Mais indicações

Abaixo queremos deixar alguns livros em Kindle para quem tiver o interesse na compra, entendemos, tais, ser de grande ajuda espiritual.

Livros Cristãos em Kindle, está procurando? Veja a lista que fizemos abaixo:

Conclusão

O Kindle é uma peça que traz enorme ganho para o literato seja ele cristão ou não, mas é fato que para o discípulo de Cristo, tal aparelho poderá, se devidamente consagrado a Deus, ser uma ferramenta de avanço espiritual incrível oferecendo material que dificilmente estaria disponível no impresso.

Seria imperativo o irmão e a irmã considerar ter esse dispositivo com fins de avanço e melhoria da vida cristã normal.

Pods DoPeregrino.com

Série: Isso não vem de Vós Ep03

dê um PLAY AGORA!