Estrutura da Simplicidade do Apocalipse
Apocalipse é deveras um livro complexo, entretanto há uma estrutura simples para trazer luz à alguma compreensão dos eventos contidos ali e para reconhecer os tipos de pessoas que são mencionados, desta maneira este conteúdo tenta facilitar o conhecimento do que se segue não abrangendo tudo, mas o que é tido por suficiente para entender as categorias de pessoas que são mencionadas nas igrejas, quem são importantes personagens que se seguem e uma compreensão objetiva e definitiva de Apocalipse 12.
Conceito da Igreja
O início do Apocalipse trata de um assunto interessante: a abordagem das igrejas nas cidades. Ali está a representação das atitudes das igrejas e suas eras, com destaque para o tempo que antecede o “rapto do varão”.
Portanto, é crucial compreender que as coisas mencionadas ali se referem aos formatos da igreja, mas representam efetivamente a Igreja que transcende, a Igreja universal, ou ainda, podemos dizer, a Igreja mística.
Falaremos nesse sentido das igrejas, que são as pessoas envolvidas, e da Igreja que transcende, que vai além do fato de pessoas locais.
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Conceito da Igreja – Parte 2
Na visão de João, ele observa sete candeeiros, sobre os quais o Senhor Jesus passa. A igreja em Éfeso inaugura esse assunto. Antes disso, Jesus já havia interpretado o significado desses candeeiros, conforme registrado no Apocalipse. Da boca do Senhor, é dito que eles representam as sete igrejas que seriam detalhadas posteriormente na história e na contemporaneidade. Isso significa que os candeeiros não se limitam apenas a sete ou apenas àqueles específicos. Eles representam toda igreja local e também toda a história da Igreja.
Dessa forma, uma cidade tem potencial para ser um candeeiro celestial, pois pode abrigar a igreja que nela habita. Se assim for, cada cidade é, de fato, um candeeiro, e o candeeiro é uma igreja em seu caráter local. Esse é o arranjo de Deus para definir Suas igrejas. Qualquer coisa que se afaste disso afeta o testemunho do candeeiro celestial, e isso não pode ser considerado igreja. Mesmo que os salvos estejam presentes, eles ferem o testemunho do candeeiro, e o Senhor Jesus não passará por “igrejas organizadas” ou “denominações eclesiásticas”.
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Conceito da Igreja – Parte 3
As igrejas presentes nas cidades representam fases e eventos das igrejas locais da atualidade. A visão de Apocalipse é a visão de Deus, não do apóstolo João. É Deus quem fala sobre as igrejas nas cidades. Sim, estou me referindo ao Senhor Jesus, o Mashiach. A igreja é formada por pessoas que são como pedras edificadas sobre a confissão de fé em Jesus. São os santos, aqueles que creram, foram lavados, foram salvos e tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro.
Se a igreja fosse algo definido ou concebido por João, poderíamos ter uma situação difícil de entender, pois João não poderia saber efetivamente quem entre aqueles que se reuniam em nome do Senhor era, de fato, um crente nascido de novo. João é limitado, é humano, carne e sangue.
No entanto, quando Jesus fala sobre a igreja, Ele nos diz o que ela é verdadeiramente para Ele, não para João ou qualquer outro homem. Portanto, na igreja, não há lugar para alguém que não tenha crido. Na visão de Cristo, a igreja é formada por aqueles que creram e O aceitaram como Senhor, tornando-O seu Salvador. A menos que Jesus não saiba o que é igreja, podemos admitir que alguém presente ali pudesse ser um descrente.
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Conceito da Igreja – Parte 4
Entendemos, a partir de agora, que a igreja mencionada a partir do capítulo 2 se refere à igreja na visão do Senhor.
Embora João compreendesse que as igrejas eram compostas por pessoas que haviam feito a mesma confissão de Pedro (Mt 16), pessoas que receberam autoridade para serem feitas filhas de Deus, ele nunca poderia ter certeza absoluta sobre quem realmente era discípulo do Senhor entre aqueles que se reuniam.
João, certamente, era um irmão espiritual e seria capaz de reconhecer, em seu espírito, um verdadeiro filho de Deus, mas isso não seria uma garantia infalível em todos os casos.
Apenas a igreja mencionada pelo Senhor representaria, de fato, em autenticidade espiritual, todos aqueles que verdadeiramente creram em Seu nome. Pois nosso Senhor examina os rins e corações, e o Espírito de Jesus habita no espírito desse crente, cujo nome estaria escrito no Livro da Vida do Cordeiro.
Portanto, Jesus sabe que a igreja é a coletividade daqueles que creram n‘Ele e O receberam como Senhor.
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Distinção da Igreja
Distinção da Igreja – Parte 2
Da mesma forma no mundo há pessoas boas e más, pessoas que venceram na vida cotidiana e outras que fracassaram, e ainda outras que se tornaram más e que fazem de tudo para prejudicarem outros.
Mas ainda que haja pessoas boas, continuarão pertencendo ao mundo, isso não fazem delas Igreja; a única coisa que as distinguirão do mundo é crer no Filho de Deus. Ao crerem no Filho serão retiradas deste sistema maligno e plantadas na Igreja.
Essa distinção entre Mundo e Igreja é feita única e exclusivamente pelo crer, mas pode haver no mundo pessoas más que praticam delitos, cometem crimes e causam grandes males à sociedade, mas mesmo havendo a contrapartida, ou seja, pessoas socialmente decentes, bem estruturadas financeiramente, educadas, com boa formação pessoal e a seus próprios olhos completas, não sairão do mundo a menos que creiam que Jesus é o Senhor. Assim neste lugar caído há pessoas perversas e pessoas socialmente boas, mas ambas estão presas nas mesma essência. Pode haver neste sentido pessoas vencedoras e derrotadas na ambiência onde o deus desta era governa, entretanto essas pessoas vencedoras continuam mundanas.
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Distinção da Igreja – Parte 3
Background da Igreja
Tipos de pessoas do Apocalipse
Salva pelo Senhor, porém presa em pecados e está dormindo, logo é um derrotado.
Salva pelo Senhor, entretanto, não se contenta apenas com a posição de salvação do espírito, e, então odeia sua vida da alma para vencer, e, portanto, receber galardão.
Não salvos cujos os nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro; tais adorarão a besta e o falso profeta (Ap 13.8).
Os que de alguma forma restarem depois da Grande Tribulação, excetuando os cristãos (Judeus e Nações [Bodes e Ovelhas]).
Finalizando o Entendimento das igrejas
Agora com as devidas distinções, conceitos claros, e o background acerca das igrejas do Senhor, é possível seguir na sequência dos eventos, pois ficará de alguma forma mais cronológica de agora em diante, e poderemos entender os principais eventos e o porquê seguem.
Vamos falar de alguns vencedores1 que são representados por algumas igrejas, principalmente após as três primeiras, para sabermos os fatos que ocorrerão que nos ajudarão a ter luz em Apocalipse 12.
A ideia dessas igrejas parece se aplicar a todos os crentes, principalmente, àqueles que estariam vivendo as proximidades do tempo do fim e da vinda do Senhor JESUS.
Vale lembrar, portanto, que o formato das mensagens tem um significado de aplicação a todas as igrejas mesmo ao longo dos séculos e representam muito do que certas igrejas estão vivendo hoje. Mas seguiremos o entendimento para os eventos futuro e da segunda vinda do Senhor.