Intuição e Discernimento – Watchman Nee
Esta pequena porção retirada do livro “The Spiritual Man” em inglês, nos traz preciosas observações do irmão Watchman Nee sobre o ensinamento que adquirimos da Unção do Santo. Não temos necessidade de que ninguém nos ensine, pois esta unção provoca intuição no espírito humano para perceber a verdade.
English
A tradução desta porção é nossa e é feita diretamente da obra em inglês, no entanto ressaltamos que o livro encontra-se muito bem editado, traduzido e publicado para o português do Brasil pela Editora Betânia.
English
Box “O Homem espiritual” – Versão impressa, do original em inglês “The Spiritual Man” publicado pela Christian Fellowship Publishers. No Brasil foi traduzido e publicado pela Editora Betânia. Saiba Mais.
English
Todas as citação bíblicas são da Tradução Brasileira, 1917; revisada devido ao diacronismo da língua em 2010 (TB), salvo outra indicação.
Passagens Bíblicas
“Vós tendes uma unção do Santo e todos tendes conhecimento”.
— 1 João 1.20
“Porém a unção que vós recebestes dele permanece convosco, e não tendes necessidade de que homem algum vos ensine; mas como a mesma unção vos ensina todas as coisas, e é verdade, e não mentira, como ela vos ensinou, vós haveis de permanecer nele”.
— 1 João 1.27 (King James – 1611)DISCERNIMENTO
Lendo o contexto desta porção das Escrituras, percebemos como o Apóstolo se preocupa com muitos ensinamentos falsos e anticristos. Ele assegura aos seus leitores que o mesmo Santo que os unge também os ensina a diferenciar a verdade do engano e o que é de Cristo do que é dos anticristos. Ele afirma que o mesmo Espírito Santo que no unge é o que nos capacita, pelo seu ensino, a distinguir a verdade do erro, e a discernir o que é do Cristo e o que é dos anticristos.
Os cristãos não precisam de outros homens para instruí-los, pois a Unção que habita neles os ensina tudo. Isso é discernimento espiritual, algo muito necessário nos dias de hoje.
Se precisássemos examinar muitas referências teológicas e raciocinar, comparar, pesquisar, observar e pensar com nossa mente até chegarmos a uma compreensão do que é engano ou verdade, apenas os cristãos com mentes e educação de alto nível escapariam do erro. Entretanto, Deus não tem qualquer consideração com a velha criação; Ele conclui que tudo, exceto o espírito recém-criado, deve morrer e ser destruído.
A sabedoria que Deus exige que seja aniquilada pode ajudar as pessoas a conhecer o bem e o mal? Não, de forma alguma! Deus coloca Seu Espírito no espírito de cada crente, independentemente de quão pecaminoso ou insensível ele seja.
O Espírito que habita em nós ensinará o que é de Deus e o que não é. É por isso que às vezes não podemos encontrar uma razão lógica para nos opormos a um certo ensinamento, mas no fundo do nosso ser surge uma resistência. Não podemos explicar isso, mas nosso senso interno nos diz que tal ensino é enganoso. Ou, ao contrário, podemos ouvir um ensinamento que é totalmente diferente do que geralmente aceitamos e que não gostaríamos de seguir, mas não há ocasionalmente uma voz suave que fala persistentemente dentro de nós e nos instiga a seguir por esse caminho? Embora possamos reunir muitos argumentos contra esse ensino, até mesmo esmagá-lo com a razão, ainda assim essa voz interior insiste em dizer que estamos errados.
Tais experiências nos mostram que nossa intuição, o órgão para o funcionamento do Espírito Santo, é capaz, por si só, de distinguir o bem do mal, sem qualquer assistência da observação e investigação da mente. Qualquer indivíduo, não importa qual seja sua capacidade intelectual natural, que siga honesta e fielmente o Senhor, será ensinado pela Unção. O mais erudito doutor compartilha da mesma tolice com o camponês mais simples quando se trata de assuntos espirituais; aliás, os eruditos podem cometer mais erros do que as pessoas mais simples. Os ensinamentos falsos estão atualmente em toda parte. Muitos dissimulam mentiras como verdades utilizando palavras enganosas.
Quão necessário é este poder de discernimento no espírito! O ensino mais atraente, o cérebro mais astuto e os conselheiros mais iluminados são totalmente inconfiáveis; somente aqueles que aderem intuitivamente ao ensino da Unção são preservados de serem enganados nesse tempo de confusão teológica e manifestações sobrenaturais.
Devemos pedir ao Senhor que torne nosso espírito mais ativo e puro. Devemos seguir a voz suave que vem de nossa intuição em vez de sermos intimidados pelo conhecimento das pessoas e afastados do alerta soado dentro de nós. Caso contrário, cairemos em heresia ou nos tornaremos fanáticos. Se seguirmos quietamente o ensino da Unção, seremos libertos da compulsão de uma emoção barulhenta e de uma mente confusa.
English
Enable collaborative features and customize widget: Bing Webmaster Portal