Qual a relação do ano do Jubileu com a Ressurreição de Jesus Cristo e o Dia do Senhor
8 Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. 9 Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra. 10 E santificareis o ano quinquagésimo e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; Ano de Jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e tornareis, cada um à sua família. 11 O ano quinquagésimo vos será jubileu; não semeareis, nem segareis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das vides não tratadas. 12 Porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis. [Levítico 25. 8-12 – arc].
Em Levítico 25, temos o Jubileu, ele acontece depois do shabat de 7 semanas de anos. Ou seja, havia um shabat de anos, acada 7 anos era contado um shabat, depois Deus pede para fazer um shabat de cada shabat de anos, então era 7 multiplicando por sete, daria 49 anos. Isso era muito solene.
Mas o Jubileu é 50 anos e não 49 anos; após o shabat do ciclo de anos teríamos 49 anos isso era um shabat muito especial. Mas o Jubileu não é um shabat se ele é 50 anos se fossemos usar a comparação com os dias da semana seria o Domingo o dia depois do sábado.
Isso nos assombra, porque o Domingo fala do Dia do Senhor, o dia que Ele levantou do sepulcro é a ressurreição!
O shofar era ressoado no quadragésimo nono ano no mês dez, era algo tremendo muitos talvez só veria essa ocasião apenas uma vez. Esse dia era solene. Maravilhoso. Havia toque de shofar por toda terra era expiação [Levítico 25. 9b — BTX].
O Jubileu não era mais o dia solene do toque do shofar ele era o ano seguinte, pois esse período é o de quarenta e nove anos e passou-se um ano, agora é o quinquagésimo ano. Agora não é expiação, agora é a liberação, dia do perdão.
Muitos confundem o Jubileu e ele acaba passando batido com o ano do perdão, aí pensam na questão do perdão de pedir desculpas “aqui e ali” ou de relaxar dívidas a amortizar juros. Nosso pensamento se prende a isso devido a não sabermos bem a palavra perdão; perdão significa literalmente: “soltar”, “liberar”; isso é redenção. Jubileu é para deixar a terra livre, liberada! Isso é a ressurreição!
Jubileu representa a ressurreição pois ele seria o período após o shabat, ou seja, o “dia posterior”, a diferença que esse dia é o dia da vida. Jesus fica no Hades, mas sai no Domingo. O Domingo é o dia que o Senhor termina sua peregrinação na morada dos mortos. Ele volta a terra dos viventes, ressurrecto. Jubileu é a libertação.
O Senhor Jesus foi morto por causa dos nosso pecados, mas ressuscitou para nossa justiça (Rm 4.25), se Ele não ressuscitasse não seríamos justificados, pois o Hades teria o direito de ficar com ele.
Isto se deve porque o Hades é o lugar da morte, ali vão todos os mortos, por que a morte é um resultado, alguns pensam que ela é a origem, mas é o resultado de uma origem, ela depende do pecado, a morte não é e não seria autônoma sem o Pecado. Assim o fato do Senhor sair do Hades apenas prova que ele nunca pecou por um lado e nunca teve a natureza do pecado por outro. Isso significa que sua obra foi aprovada do início ao fim. Na verdade a presença do Senhor no Hades incomodava imensamente aquele lugar que não via a hora de vomita-lo e se ver livre daquela presença tão santa e aquela Luz tão potentemente radiante.
Mas até que o Senhor fizesse toda sua peregrinação naquele lugar ele não sairia e isso incluiria certamente, além de sua pregação aos mortos, o seu encontro com alguns santos do Seio de Abrahão. Aquele lugar nem de longe poderia recebê-lo, abrigá-lo por um período de mais de três dias e três noites foi um tormento para o continente dos mortos.
Saindo do Hades no Domingo os que cressem n’Ele enfim seriam justificados, pois toda a obra que compete à salvação do perdido havia atingido sua plenitude, O Messias Jesus agora é feito Cristo de Deus, a redenção se completa soberanamente no ato mais perfeito já visto e acontecido na criação da existência temporal à atemporal.
Com a justificação efetivada com a Ressurreição do Cristo de Deus, entramos no Jubileu, somos perdoados, liberados, soltos, livres, somos salvos para sempre, somos as pessoas mais livres do universo; agora somos peregrinos, esse mundo não nos pertence assim como o Hades não pertencia ao Senhor.
Esse é o Jubileu; aqueles que deviam e não podiam pagar no Jubileu dos israelitas eram perdoados e como se não tivessem dívida alguma, ficavam livres.
A Boa Notícia que O verdadeiro Jubileu é Cristo o nosso quinquagésimo.