Você acha que a salvação oferecida por Cristo é temporal, ou seja, no tempo ela pode se tornar perdida devido a alguma falha do salvo? Ou ela é totalmente eterna independe do tempo de alguma ação daquele que foi agraciado; convidamos você a conhecer nossa série “Sua Salvação é para Sempre?”
O Livro A Salvação e os Frutos e vem com a proposta de uma olhar mais detalhado da Parábola do Semeador no que tange a discussão da perda ou não da salvação, neste caso é, sim, uma análise soteriológica e hermenêutica queremos fazer o convite a sua própria análise, essa leitura está te esperando.
Estaria a Parábola do Semeador Ensinando que Podemos Perder a Salvação
O livro tem por premissa analisar logo de início a Parábola, para compreender se ela está de fato retratando a questão da salvação ou se o foco dela é falar daqueles que dão frutos.
Em poucas páginas teremos varias conclusões.
Calvinistas e Arminianos
Como os calvinistas de um modo geral interpretam a Parábola e por que de forma generalizada tal grupo questiona a autenticidade destes que receberam a semente. Isso poderia de fato fazer algum sentido?
Por outro lado a linha mais arminiana e pentecostal advoga a ideia de um grupo que recebeu a Palavra de creu, mas no final se perdeu. Mas como o grupo pode sustentar isso se a capacidade de frutificar de alguns cristãos não poder ser eficiente devido as pressões deste mundo e desejo das riquezas, ou seja, como poderia Jesus condenar salvos que não foram capazes de produzir frutos, apenas por isso? Haveria então uma outra forma de analisar?
E a Teologia Católica Romana que tratando acerca da salvação aplica a tradição da Igreja e a prática dos sacramentos fincando a prerrogativa da salvação a partir do batismo infantil até as todas as obras sacramentais, não se desviando do seio da Igreja, como os atos que permitiriam ao menos o acesso garantido ao purgatório.
Por que essas linhas se divergem tanto na questão da salvação? Podemos perceber que muitos destes desvios se devem a má compreensão de algumas passagens das Escrituras e também da falta de entendimento da Recompensa e Disciplina; o livro de alguma forma colabora com o entendimento destas categorias e permite um aprimoramento na forma de ver alguns detalhes acerca da perene salvação eterna.
Os Terrenos de cada Semente
Por que analisar os terrenos pode ser de crucial importância na intepretação da Parábola? Seriam também eles responsáveis pelos resultados bons ou ruim que viriam da semeadura?
A Diferença das Sementes
Todas as sementes retratam a Palavra de Deus, pois na interpretação do próprio Jesus aos seus discípulos ele diz que elas são de fato a Palavra de Deus. Mas toda a Palavra de Deus é igual? Há assuntos diferentes para obter resultados diferentes quando tratamos da Palavra de Deus? Se tudo é igual, por que várias sementes? Se a Palavra é toda uniforme e idêntica por que o Espírito disse coisas diferentes para cada uma das Sete Igrejas Locais da Ásia em Apocalipse 2 e 3?
Qual o Mistério da Primeira Semente?
O livro vai colocar a questão de volta, podemos perder a salvação, quem pode perdê-la? Se estivermos lidando com um cenário de verdadeiros irmãos convertidos pela invocação do Nome, então podemos estar considerando esse fato, mas a pergunta é, tais, realmente se converteram ao Senhor.
O que é dar Fruto para Deus?
O livro mostrará que o fruto dado pelo discípulo é o próprio Cristo. Será possível perceber que mesmo trabalhando tudo é a graça do Senhor e que temos que permanecer n’Ele para que tudo vá bem. Tudo é o Senhor. A semente é somente embrião inicial de tudo o que o Senhor quer fazer, a semente é a Palavra, e a Palavra vem para que demos e que nosso fruto permaneça.