Guymnastikós e Dogmatikós

O Limite entre a Doutrina e o Exercício.

O que é Doutrina e o que é Exercício

Fala my friends que nos acompanham aqui em nosso site, estamos com esta postagem para falar da importância de ter em mente que nem todos os assuntos da Bíblia temos que tomar partido e ser doutrinários, há questões para desenvolver, pois o Senhor está nos revelando muitos elementos preciosos e alguns ficarão em mistério ainda que acessemos o entendimento destes mistérios em alguma medida. 

Devido a isso utilizaremos os termos gregos guymnastikós, quanto a um assunto em desenvolvimento e não completamente fechado, e dogmatikós, quando o tema não requer discussão dentro de algum ponto, pois já está fechado. como por exemplo, a divindade do Espírito Santo ou de Cristo. 

É bem verdade que, talvez, a maioria dos posts que trabalharemos neste site serão guymanstikós, por, também, não querermos que nossa visão sobre determinado assunto seja levado à doutrina, ainda que muitos desses temas já estejam resolvidos entre nós; para mais, também teremos assuntos que julgaremos dogmáticos não por estarmos certos sobre o ponto discutido, mas por que já fechamos aquele entendimento entre nós, como por exemplo a questão do Reino milenar, para muitos ele é simbólico ou já aconteceu ou está acontecendo, para nós dogmaticamente cremos que ele será também manifestado literalmente; o arrebatamento da Igreja, por outro lado, é tido por alguns como parcial e múltiplo para outros único e para toda Igreja e, ainda, para outros, não haverá o arrebatamento até que tenha terminado a Grande Tribulação; já neste caso ainda que tenhamos alguma linha mais uniforme, entre nós mesmos há algumas posições diferentes, portanto, trataremos qualquer ponto sobre o arrebatamento aqui como guymnastikós, pois para nós o que é dogmatikós é que JESUS virá segunda vez, nesse ponto todos estamos fechados.

Guymnastikós

Foi um termo cunhado no período patrístico mais precisamente na época de Orígenes; o guymnatikós, é uma palavra grega que significa na verdade em nosso bom português ginástica, isto se deve a questão de desenvolver, de exercitar a mente para assuntos específicos; assim como é um exercício não pode ser considerado um assunto fechado, mas apenas, um tema em desenvolvimento que pode ter outras formas de se ver ou avaliar.

Nós DoPeregrino.com vamos começar a adotar alguns selos com símbolos para alguns posts específicos, pois com estes selos estaremos falando para o usuário leitor que aquele assunto pode ser guymnastikos, por exemplo, por vários motivos, porque estamos exercitando o assunto em pauta, ou por que entendemos que a questão é de difícil resposta, ou, ainda, por que a matéria está em aberto podendo posteriormente mudarmos de posição.

É importante essa saliência para que o leitor saiba mais adequadamente nossas posições sobre vários pontos de abordagem que podemos ter aqui, e, até mesmo, para não querermos forçar ou pressionar para nosso lado em algum assunto, deixando o usuário livre para manter sua forma de ver aquele ângulo da Palavra de Deus.

Porém os “Guymnastikós” em alguns momentos poderão ser mais ousados ou mesmo mais enfáticos, mas ainda assim, guymnastikós.

Sempre tente observar os cantos superiores e inferiores à direita ou esquerda de nossos artigos pois poderá conter um selo indicativo, poderá perceber que o texto e o tratamento do conteúdo está voltado para o apontamento daquele selo, se for, por exemplo gymnastikós o assunto é um exercício de pensamento e um convite à análise e discussão.

Vamos sinalizar os textos guymnastikós que produzirmos com estes selos:
Guymnastikos não fechado
Guymnastikós mais fechado

Dogmatikós

Já quando lidarmos com a expressão “Dogmatikós” o assunto não cabe discussão, ele está fechado, e sua defesa ainda que em algum grau possa sofrer alguma mudança, o desfecho para mudança é nulo, exceto por alguns detalhes que poderão ser acrescentados ou removidos.

Um exemplo de um assunto dogmatikós é a divindade de Cristo, não podemos discutir essa matéria, apenas podemos aprender com ela, mas não duvidar dela, se alguém se apoia no ponto oposto estaremos em polos totalmente diferentes, o que neste caso este ou aquele não professa a mesma fé que eu, e é aí que chamamos a defesa da fé defendida em Tito, Timóteo e Pedro.

Alguma coisa ou outra ainda que analisada como dogmática poderá, dependendo, ser livre para uma crença oposta, desde que não afete a comunhão do corpo, afinal o ponto de união dos cristãos é a profissão genuína de “Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo”. Jesus é o Cristo e sua natureza é divina; quanto à sua missão é Cristo, quanto à sua natureza é o filho do Deus vivo; eu toco tanto no Envio de Cristo quanto em Sua Natureza essa experiência é o ponto central de todo o cristianismo.

A partir daí podemos achar que a igreja toda será arrebatada, ou que será parcialmente arrebatada havendo múltiplos raptos, ou ainda que a igreja não será arrebatada; mesmo alguém sendo dogmático quanto a isso, não há problema, pois ainda assim eu toco no envio e natureza de Cristo mesmo havendo esse tipo de divergências.

Portanto, poderão haver divergências dogmáticas ou mesmo guimnástikas; elas podem ser mais enfáticas e, também, podem ser mais fortemente defendidas, mas se essas diferenças acabam me separando dos irmãos estou dando um peso excessivamente dogmático a algo que não deveria ter esse peso.

Um exemplo de Dogmatikós, porém ainda permite a comunhão dos santos, é acerca da salvação operada pelo Senhor Jesus, se ela é totalmente pela graça  ou se o homem participa dela de alguma forma, eu defendo doutrinariamente que a salvação e a recuperação do homem no ato redentivo é obra totalmente exclusiva de Jesus, nada resta para o homem nem mesmo a capacidade de se manter na fé para operar salvação; entretanto há divergências doutrinárias quanto a este tema, alguns acham que a salvação se inicia pela graça, mas sua manutenção não; outros dizem que a base da salvação é a eleição, portanto, alguém se manter na fé é apenas um sinal de que esta pessoa foi eleita.

Como podemos perceber há assuntos que podem se originar em doutrinas (dogmas), mas ainda permite que tenhamos comunhão com os pares que divergem. Mas quando um irmão afirma que Jesus não salva ou não é Ele o único salvador extrapolou-se o dogma e não DEVEMOS comungar com tal ideia. Alguns da cristandade dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa ou mesmo Deus. Também neste caso temos que ser dogmáticos e alertar do perigo de tal crença, é necessário defender a fé.

O fato é que agora vez ou outra nossos posts terão selos indicando sua posição de conteúdo seja ele Guymnastikós ou Dogmatikós.

Vamos sinalizar os textos dogmatikós que produzirmos com este selo:
Doutrina Fechada
Picture of DoPeregrino

DoPeregrino

Equipe de Redação

Navegue em nosso site
Compartilhe nas suas redes sociais (:
Que tal deixar seu comentário, gostaríamos muito de ler (;
Pods DoPeregrino.com

Série: Isso não vem de Vós Ep03

dê um PLAY AGORA!