Adoração no espírito – Watchman Nee
Pequeno excerto extraído (mais precisamente o capítulo 3) de uma obra denominada “Worship God” de Watchman Nee. Você pode adquirir o livro por esse link aqui
Livro “Worship God” – Versão impressa, publicado pela Christian Fellowship Publishers. Estude mais sobre a importância da Adoração a Deus (com sua a Bíblia aberta). Livro de Watchman Nee, a partir de mensagens liberadas entre os anos 1939 e 1940, anotadas e transcritas por irmãos diligentes que forneceriam o conteúdo, mais tarde, para que fosse feito sua adequação literária. Neste caso em específico sob os cuidados do editor Stephen Kaung. Saiba Mais.
Todas as citação bíblicas são da Tradução Brasileira, 1917; revisada devido ao diacronismo da língua em 2010 (TB).
Passagens Bíblicas
“Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27)
—Gênesis 1.27
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”
—Mateus 5.8
“E aquele que não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. O que acha a sua vida perdê-la-á; mas o que perde a sua vida por minha causa achá-la-á.”
—Mateus 10.38–39
English
Enable collaborative features and customize widget: Bing Webmaster Portal
“Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. Nossos pais adoraram neste monte; e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me; hora vem em quenem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Masa hora vem e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”
—João 4.19–24
English
Enable collaborative features and customize widget: Bing Webmaster Portal
O que é Adoração
Se quisermos entender a adoração, precisamos entender João 4. É necessário conhecer essa passagem do Novo Testamento para podermos adorar corretamente. Uma questão especial então surge: qual é a relação entre a adoração e a criação do homem? Ser cristão é apenas um começo, porque há uma questão muito maior em vista.
De acordo com João 4.24, “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” O fato é que, como Deus é Espírito, precisamos usar nosso espírito para adorá-Lo. Assim, a criação do homem é importante. Se Deus deseja adoração, Ele deve criar o homem com um espírito. A criação do homem é diferente de toda a outra criação. A constituição do homem tem uma parte que é semelhante à constituição do próprio Deus. Se o homem tem uma dúvida sobre o espírito, então a adoração também envolve essa dúvida.
União no espírito com o Senhor
Em 1 Coríntios 6.17, Paulo escreve: “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.” Se você derrama água em água, tudo é água. Contudo não se pode misturar água com óleo.
Quando estamos unidos ao Senhor, não nos tornamos um corpo físico com Ele, mas um espírito.
Somente o espírito pode tocar a Deus, que é Espírito.
Deus é espírito
Quando Deus criou o homem, Ele colocou, entre outros elementos, um espírito no homem. É essa parte do homem que é especialmente como Deus. O homem tem um elemento nele que é particularmente semelhante a um elemento de Deus.
Deus é Espírito, e assim também uma pequena parte de nós é espírito1.
É como estar em pé na beira do mar: eu termino aqui, mas o mar começa aqui também. O início e o fim estão no mesmo lugar. Aquela pequena parte de nós chamada espírito pode tocar em Deus e não somente em Deus, mas também na eternidade.
Por esta razão, o homem é muito precioso. Embora, quando comparado ao restante da criação de Deus, ele pareça ser bastante insignificante, ele é, no entanto, uma criação especial.
Contudo, se o homem quiser usar seu espírito para adorar a Deus, ele deve viver no espírito. Ele deve manter comunhão com Deus, de fato, mas também deve manter comunicação com Ele.
Vamos examinar mais de perto a queda do homem. Dizer que foi apenas uma ação externa está errado. Pois com a queda do homem houve uma mudança na constituição humana. Qual foi a consequência de tomar o fruto proibido? A vontade do homem foi corrompida, seus sentimentos se tornaram misturados, e seus pensamentos e atitudes mudaram. Ele próprio — agora separado de Deus — poderia entender a diferença entre o bem e o mal.
Quando Adão e Eva pecaram, eles passaram por uma mudança em sua constituição originalmente feita por Deus. Antes da queda, o homem tinha um espírito que podia tocar em Deus. Depois da queda, seu espírito morreu. O pecado influencia a constituição humana; e assim, o homem, por assim dizer, tornou-se um ser diferente. Ele foi mudado constitucionalmente. Com a queda no jardim do Éden, o homem acrescentou poderes decisivos à sua alma.
Se Satanás quer adoração, ele deve ter algo dentro do homem que seja capaz de adorá-lo e de fato tem. O homem pode adorar plenamente Satanás por meio de sua alma. Se eu quero que algo me adore, eu devo animá-lo, fazê-lo viver. Uma mesa, por exemplo, não pode me adorar; eu devo mudá-la colocar animação nela.
E quanto a Satanás?! Ele não manteve sua posição original — pois ele disse: “Serei como Deus”.
Como sabemos, o espírito só pode viver pelo Espírito. Ele deve ter a vida de Deus para viver e ser nutrido. Depois que Satanás pecou, sua própria comunhão com Deus foi cortada. Seu pequeno “Eu” se tornou todo pecado.
Diferença entre Espírito e Alma
Devemos ver a diferença entre espírito e alma. A alma pode decidir: a alma pode decidir ser independente. E, assim, o homem pode ser independente de Deus. Assim, Satanás recebeu adoração do homem. Este é o significado profundo do que aconteceu no Éden.
Depois que o homem comeu o fruto proibido no Éden, ele não precisava mais apresentar tudo de si a Deus. Antes, tudo tinha que ser referido a Ele.
Agora, porém, não era mais necessário expor as coisas a Deus, o homem estava independente. Ele não tinha mais necessidade de orar. Em vez disso, o homem agora declarava: “Eu posso decidir”.
O homem em sua criação nunca havia herdado o poder de decidir. A partir desse momento, no entanto, sua constituição mudou drasticamente: ele se tornou um ser independente, não mais dependente de Deus.
Assim como o espírito e a dependência estão unidos; a alma e a independência estão unidas. O homem, originalmente criado por Deus, não era útil para Satanás. Para ter alguma utilidade para si, Satanás precisa de homens orgulhosos, homens independentes. E se o homem passar a viver pela alma, sua atitude se tornará arrogante, e Satã terá o que precisa.
A Verdadeira Adoração
A verdadeira adoração é quando o homem está em sua posição e Deus está em Sua. Eu, como homem, tenho limites, mas Deus é ilimitado.
Todos os meios estão sendo usados hoje para ampliar a alma dos homens. Esta geração de homens é especial. Satanás quer homens que possam fazer tudo. Por esta razão particular, devemos aprender como viver por nosso espírito e pedir ao Senhor que nos livre do poder dominador da alma. Enquanto os espirituais são humildes, os carnais são orgulhosos.
(veja Mateus 10.38-39). O que significa perder a vida da alma? Nós O que é salvação? Salvação não lida apenas com os pecados, mas também com minha constituição. Eu sou tanto exteriormente quanto interiormente errado. “O que é nascido do Espírito é espírito” (João 3.6). É a regeneração da constituição.
A Salvação e a Adoração
Quando um homem é salvo, ele é mudado. A queda original do homem foi uma questão de constituição, então a regeneração também é uma questão de constituição. A parte de mim que é alma não pode entender a Deus. Somente o espírito pode entendê-Lo. Portanto, devo aprender a perder minha vida da alma. Nosso trabalho diário é perder nossa vida da alma. A obra substitutiva do nosso Senhor na cruz não lida com nossa alma. Devemos perder nossa própria vida da alma ao levar a cruz diariamente (ver Mateuschegamos a Deus e aprendemos a não julgar nada por nós mesmos.
“Eis a sua vocação, irmãos: não há entre vós muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie diante dele.” (1 Coríntios 1.26-28). Por que Deus escolhe os loucos, os fracos e os humildes? Porque suas almas não são arrogantes. Se vivemos segundo o Espírito, Deus recebe de nós o que Ele deseja: adoração.
Se, porém, vivemos segundo a alma, Satanás recebe de nós o que ele quer: que também é adoração. Muitos cristãos dão vantagem para Satanás. “Bem-aventurados os pobres de espírito” (Mateus 5.3a). Aqueles que caminham no Espírito e nada mais encontrarão Satanás debaixo de seus pés. Então, o que é adoração? “Deus, eu confesso que sou apenas um homem. Eu sou fraco, mas Tu és Deus”.