Como devo praticar minha fé? Devo crer que já recebi ou que somente receberei no futuro? Qual a relação da fie com a esperança? Esperemos que o texto a seguir seja de algum valor a todos filhos e filhas de Deus.
O itálico é meu; na Septuaginta a conjugação do verbo está no presente do indicativo da primeira pessoa, assim como na btx; importante frisarmos que na língua grega o termo não nos orienta para algo estático; no grego fica muito mais correto dizer “eu vos [estou] dando”, antes de “eu vos dou”.
Afirmo isso por que esse evento que faz yhwh dá uma ordem futura quanto a deixar a terra descancar guardando seu próprio sábado, mas também que a herança da terra dada aos israelistas não está sendo narrada no futuro, embora, esteja no presente passa muito mais a ideia de passado do que de futuro (eu vos dou e não eu vos darei), para Deus a terra já era dos israelitas ainda que eles não estivessem habitando nela; nos lembra a passage de Marcos 11 nos ensina o perfil da fé:
“Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá.” [Marcos 11.24 — King James Atualizada].
Jesus em Marcos diz: “…assim vos sucederá“, mas antes Ele fala: “já recebestes” o assim vos sucederá é o “sábado” da terra e o já recebeste é a “terra“.
Um fala de um bem recebido o outro de um descanso; acha mesmo que não há lição espiritual nisso? Certamente há.
Deus deu a terra, não dará, em Marcos o Senhor nos ensina ter fé na oração, portanto nos ensina que além de pedir temos que crer que já recebemos, note a passagem mais clássica que até mesmo os incrédulos conhecem:
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” [Mateus 6.11 — King James 1611].
Note que Jesus, nos dizia que o pão estava sendo dado “hoje”, ainda que esteja no imperativo o modo grego tem muito mais ligação com o fato do que com a ordem, lembrando que o aspecto verbal do verbo está no aoristo, onde alguns interpretes compreende como o pretérito do português, mas a questão neste caso está no conceito aspectual não temporal, assim seria a forma de ver que de tudo estava resolvido, concluído. Como isso é precioso!
Todos nós sabemos que no momento que ele fez essa oração não brotou pão em nenhum lugar ali, mas ao dizer que o pão seria dado hoje, mesmo sem o ver, era a mais profunda veracidade. Isso era fé, algo que vai além da visão.
Mais tarde o Senhor multiplica os pães, ele não pede pão na hora de multiplicar, a Bíblia diz que ele apenas dá graças. Como é maravilhoso perceber que ele somente dá graças, pois a oração do pão ele já tinha feito afirmando que o Pai dava o pão naquele “hoje” da fé, isso é uma tremenda lição de fé. Ele não disse nos dará pão, disse dá-nos pão no hoje. Esse vácuo chamado “hoje” é a dimensão da invocação daquilo que se tem fé, você até mesmo pode experimentar no “hoje” o objeto da fé, mas ele vai se manifestar literalmente ou — melhor dizendo — no ambiente do amanhã (vos sucederá).
O “já recebestes” vem antes do “vos sucederá”, assim como a terra que vos tenho dado vem antes dela descansar 1 no sábado. O vos sucederá é o descanso do desfrute da fé, se há fé deve haver esse descanso.
O que quero dizer que os israelitas já tinham a terra em uma experiência espiritual [da qual se encontra escondida toda veracidade] o “hoje”, seria empossada no hoje e desfrutada no amanhã, por isso que Deus diz para guardar o sábado da Terra no futuro (guardará), mas diz que a terra é dada no presente. Como Deus é tremendo em nos ensinar seus modos.
Isso é fé. Se sua fé firma-se em apenas conjugar pedidos futuristas jamais terá operado de fato nela, o “pão nosso não nos será dado amanhã, mas hoje”; já experimentou trocar a palavra “pão” para algo que esteja orando com fé no Senhor?
Por exemplo, uma pessoa que você deseja que seja salva ou algo que você compreende ser de fato da vontade de Deus, diga o “o pão Pedro nosso de cada dia dá-nos hoje, salvo e arrependido dos seus pecados”; “(O) A Luciana transformada nos dá hoje”, “A Vida Vencedora nos dá hoje”, “A revelação da sua vontade nos dá hoje”; creia no hoje com essa declaração, apenas creia; fé é o hoje ou o passado (já recebestes) esperança é o futuro (descansará). pão
No lado de Deus é o: “vos tenho dado” como em Levítico 25.2, ali é o lado de Deus atuando para a fé do seu povo, já em Marcos 11.24 e Mateus 6.11 é o lado do homem praticando a fé.
1 O verbo descansar na Septuaginta lxx está morfologicamente vertido no tempo futuro, assim, descansará.
Equipe de Redação